• Festina Lente

Life Long Learning

Atualizado: 9 de Mar de 2020


Você pertence ao grupo que acredita que sua capacidade para aprender é nata e limitada e sua inteligência nada mais é do que um atributo fixo?


Ou ao que acredita que o cérebro pode sempre ser exercitado para desenvolver mais capacidades, tornando-o mais ágil e inteligente?


Carol Dweck, em “Mindset”, divide as pessoas nesses dois grandes grupos. O primeiro caracteriza indivíduos de “mentalidade fixa” e, o segundo, indivíduos de “mentalidade de crescimento”. Ela descobriu, por exemplo, que é mais comum encontrar pessoas de mentalidade de crescimento do que fixa entre as bem-sucedidas. E revela que essas acreditam ser impossível antever o que pode ser alcançado com anos de dedicação, treino e paixão pelo que fazem. Assim Carol Dweck resume o poder na crença do auto-desenvolvimento.


Esse estudo data de quase 30 anos, porém, na era da longevidade, permanecem atualíssimos e fundamentam e explicam a importância do ‘mindset’ – ou seja, a postura da mente – para entendermos o quanto estamos, ou não, abertos à aprendizagem em todas as idades.


A boa notícia é que a mesma autora mostra como é possível migrar de uma mentalidade para outra. Com o avanço da Neurociência, sabemos cada vez mais sobre o funcionamento do cérebro e sua enorme plasticidade. A postura curiosa e interessada frente ao aprendizado está associada a enormes ganhos em nosso cérebro. Ao nos lançarmos em outros campos e áreas de conhecimento, nossos neurônios formam novas conexões ampliando a agilidade da mente.


Assim como exercícios físicos mantêm nosso corpo em boa forma, o exercício da aprendizagem desenvolve o potencial de nossa mente.


Segundo educadores, está cada vez mais claro que as pessoas que prosperarão no Século XXI serão os life long learners, aqueles que possuem a mentalidade para o crescimento e buscam manter-se em aprendizagem contínua, renovando e atualizando conhecimentos, habilidades e competências.


Foto: Ana Cristina Leonardos

Obra: Camille Kachani

Quer comentar?

Escreva para: festina.lente.50@gmail.com

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo