• Festina Lente

Dados demográficos sobre a longevidade

Atualizado: 27 de Fev de 2020

Estamos vivendo uma revolução demográfica


Você sabia que segundo o Global Future Council on Longevity (W.E.F.) em 2020, pela primeira vez na história, há mais pessoas no planeta acima de 65 do que abaixo de 5 anos?


E que esse número tenderá a dobrar para mais de 2 Bi até 2050?


A baixa taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida são responsáveis por uma crescente população longeva e com saúde. O grande desafio da humanidade será adicionar mais qualidade de vida aos anos conquistados.


Para isso, a sociedade, tal qual a conhecemos, terá que se adaptar para reintegrar uma população que permanece em atividade e em movimento. A coexistência de tantas faixas etárias produtivas sugere que estratégias intergeracionais sejam intensificadas e valorizadas.


Na área educacional, o aumento da população longeva já demanda a adoção de abordagens mais ágeis para a renovação de conhecimento e de habilidades.


No setor de tecnologia/inovação há uma enorme demanda para o desenvolvimento de produtos e soluções voltadas às necessidades específicas dessa população.


Esses são apenas alguns dos impactos antevistos em um mundo que vem se reconfigurando longevo, ativo e em permanente desenvolvimento. Se quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui.


Nosso livro, "Festina Lente, Apressa-te lentamente", tem como pano de fundo essa grande revolução demográfica e levanta a questão da necessidade de nos conscientizarmos dessas mudanças para melhor nos posicionarmos internamente e em nossas vidas.


Quer comentar?

Escreva para: festina.lente.50@gmail.com

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo