Festina Highlights 

 

O Festina Highlights trás para você um resumo do que temos lido, descoberto e estudado ao longo desses últimos meses.  Confira aqui os temas que nos nutrem e nos inspiram no dia a dia. 

2020 - 1

4f0e8f71-ab4e-4350-bd1f-f9e2e0aa3a0b_edi

Psicóloga de Harvard e Escritora

Susan David fala sobre nossos medos e como podemos melhor enfrentá-los.

◊  Em épocas de guerra, terrorismo, pandemia e desastres naturais, a percepção de nossa própria mortalidade fica mais aguçada. "Mortality Salience" é o termo usado por Susan Davis (autora de Emotional Agility) em entrevista (Ted) para justificar o medo e a fragilidade que sentimos na atual pandemia de Covid-19.

◊  Como ainda assim podemos fazer emergir o melhor de nós?

a9a4a8cf-bc66-494d-b1aa-3fec032c2e73_edi

Filósofo, Professor e Escritor

Luis Felipe Pondé fala sobre sua travessia na pandemia

◊  Luis Felipe Pondé, autor de "Você é ansioso?", diz que os meses de Quarentena são árduos como a travessia do deserto. Tudo depende dos mecanismos de blindagem que possuimos e do que levamos em nossas mochilas.

◊  E você, quais são seus recursos internos? De quais recursos lança mão em situações de desafio e de grande incerteza ? 

2189403a-5456-46f6-8200-68ed3c0449aa_edi

Escritora Americana

Amy Shearn nos faz pensar sobre algo aparentemente tão trivial, mas talvez nem tanto...

◊  Um artigo por Amy Shearn (Medium) sugere que aquilo do que você mais sente falta durante a quarentena diz muito sobre quem você é.  E sugere que essa informação pode ser a chave para se viver uma vida com maior conexão interna, uma vez que o mundo volte a se movimentar de novo.

◊  Você já identificou aquilo de que mais sente falta?

aa43e643-51e4-4e26-b606-42791e7c2903.jpg

Psicanalista

"A esperança baseia-se na premissa de que não sabemos o que vai acontecer e que, no espaço da incerteza, há um lugar para agir (...)"

◊  Em uma das definições de esperança a que Marcelo Pakman recorre em seu texto: "A esperança baseia-se na premissa de que não sabemos o que vai acontecer e que, no espaço da incerteza, há um lugar para agir(...)".

◊  Fugindo do discurso nem sempre fundamentado dos otimistas e dos pessimistas, o Psicanalista Marcelo Pakman oferece algumas definições de esperança para nos inspirar e nos devolver a confiança nesse momento repleto de desafios.

fernando-pessoa.jpg

Poeta e Escritor

Fernando Pessoa, poeta português, e seu poema "Horizonte" na íntegra.

 ◊  E, não por coincidência, esbarramos recentemente com esse trecho do poema "Horizonte" de Fernando Pessoa:

 

 

"(...) O sonho é ver as formas invisíves/ Da distância imprecisa, e, sensíveis/Movimentos da esperança e da vontade/Buscar na linha fria do horizonte/A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte (...) 

2020 - 2

  Susan Davis

Ana Joao Sepulveda 2021-02-22.jpeg

 Você  sabia que na Europa, a 'silver economy' está sendo substituída pela 'longevity economy'? 

Ana João Sepulveda

Especialista em Economia da Longevidade (Portugal)

 

O foco no envelhecimento vai sendo gradualmente substituído pelo foco no horizonte de vida ampliado. Será que estamos preparados para a construção desse novo futuro?

Confira no Festina Cast -"Entrevista com Ana João Sepúlveda", uma das embaixadoras da rede "Aging 2.0.

Acesse pelo nosso Canal FESTINA LENTE 50 

longevidade nas escolas.jpg

Educação para a longevidade: como se preparar para uma vida de 100 anos.

Educação

A 'longevidade' em breve será tema para ser estudado nas escolas.  Podemos começar a pensar em uma 'alfabetização para o(s) tempo(s) de vida'.

Escreva para festina.lente.aos50@gmail.com dizendo que temas de - A a Z - deveriam ser estudados e discutidos com crianças e jovens para que possam se preparar para uma sociedade longeva e inclusiva

planejamento%2520de%2520vida%25201_edite

Você está preparada para viver uma longa vida?

Plano de Vida

 

O planejamento de nossas vidas deverá passar a ser pensado de forma estratégica.  

Hoje menos marcados pelos ciclos biológicos, homens e mulheres podem se beneficiar de mais flexibilidade no planejamento de suas vidas.

 

Laura L. Carstensen, diretora do Stanford Center on Longevity, em seu livro "A Long Bright Future" nos dá um guia para melhor navegarmos os 30 anos a mais de vida que a ciência e a tecnologia nos prometem.

DYL 2.jpeg

Desenhando a própria vida

DYL

  O curso de 'Life Design' da Universidade de Stanford já é o curso com maior procura em todo o campus. 

  Baseado do livro “Design you life” de by Bill Burnett & Dave Evans, os inscritos percebem a utilidade dessa ferramenta para planejar suas carreiras e desenhar suas vidas de forma ágil e flexível.

  No período de uma vida podemos re-desenhar nossas trajetórias quantas vezes quisermos. Clique no botão para conhecer o workshop baseado no livro com foco em mulheres.

Mariza Tavares 2021-02-22.jpeg

Pensando a Longevidade no Cotidiano

Mariza Tavares

Jornalista e Escritora

Por viverem por mais tempo, as mulheres estão sendo convocadas a tomarem consciência desse fato para melhor planejarem seus futuros.

Quer saber mais sobre o assunto?

Acesse nossa entrevista pelo Festina Cast com a jornalista Mariza Tavares, autora do livro "Longevidade no Cotidiano".

2021 - 1

WhatsApp Image 2021-08-03 at 10.32.34.jpeg

Layla Vallias e sua pesquisa "Tsunami Prateado"

A pesquisa que mapeia o novo perfil  das gerações 50+, 60+...

 "A pesquisa qualitativa e quantitativa “Tsunami Prateado”, conduzida pela Pipe.Social e Hype60+, traz um panorama inédito dos brasileiros 60+. O mapeamento, feito com 2.242 pessoas maduras, mostra hábitos comportamentais e de consumo, além de tendências emergentes do mercado sênior do país. No Brasil, os prateados já movimentam, anualmente, R$ 1,6 trilhão."

Quer saber mais? Clique no botão ao lado.